A importância  da saúde mental

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, saúde mental não  está relacionada somente no que diz respeito à Doença Mental. Ter ausência de doenças mentais não significa ter uma boa saúde mental.

 Segundo a OMS( Organização Mundial de Saúde), ainda não existe uma definição “oficial ” de Saúde Mental, pois fatores sociais, culturais, psicológicos  e biológicos acabam impedindo o modo de como o termo saúde mental é definido.

Com isso , atualmente, pode -se dizer que saúde mental é um conjunto de qualidade de vida cognitiva ou emocional, onde há  um completo bem estar físico,  mental e social.

Saúde mental está relacionada a capacidade que o indivíduo tem de administrar os atravessamentos da vida, suas emoções  e sentimentos  sendo eles bons ou ruins como por exemplo: raiva, medo , angústia,  irritabilidade,  estresse,  nervosismo, ansiedade,amor, alegria  , dentre outros.

Na medida que vamos adquirindo e mantendo uma boa saúde mental , pode -se dizer que construímos  uma resiliência psicológica,  onde existe uma facilidade de lidar com o novo e inesperado, sustentando assim os resultados de suas escolhas de uma maneira mais leve.

É importante exercitar os pensamentos positivos, aliando-os a práticas de exercícios físicos,  alimentação balanceada,  boas noites de sono, momentos de lazer, família  e amigos.

Manter uma boa saúde mental,  é um desafio,  principalmente nos dias atuais, onde a rotina não nos permite ter  um momento onde possamos olhar para dentro de nós mesmos.

Por isso o auto conhecimento é fundamental  neste processo, onde a busca da auto regulação será diária permitindo assim a fluidez do seu campo energético.

É importante salientar que qualquer pessoa em algum momento da vida, pode  apresentar sofrimento psíquico. Não se esqueça,  se sentir que precisa de ajuda , não hesite em procurar.

Não existe saúde  sem saúde mental!

Se ame, se cuide se valorize!!!

​Psicóloga Emanuela de Carvalho
CRP: 05/ 52272