Qual o papel da Psicologia no processo de emagrecimento ?

Geralmente quando as pessoas pensam em emagrecer, elas procuram um nutricionista e iniciam uma atividade física. Mas o que muitas delas não sabem é que o processo deve ser feito de dentro para fora, pois só mudando o interno é possível mudar o externo.

Temos que ter em mente que mudar o que se come é importante, mas mudar a sua relação com a comida é fundamental para uma vida mais saudável.

A junção desses três aspectos ( nutrição, esportes e terapia)afetam de forma positiva e são determinantes para o seu emagrecimento de forma saudável, contínua e eficaz. Assim tornando em harmonia os seus aspectos físicos e mentais.

A psicologia pode te ajudar a treinar o seu cérebro a não gastar energia focando nas dificuldades, fazendo com que ele entenda que você é capaz.

Separei alguns itens dos quais a psicologia é capaz de te auxiliar :

➡ Regulação emocional

➡Avaliar sua relação com a comida

➡Identificar pensamentos sabotadores e a responder a eles

➡Tratar distúrbios de autoimagem

➡Entender o que são metas realizáveis

➡ Identificação dos gatilhos emocionais

➡ Compreender e modificar a sua relação afetiva com o alimento

O processo terapêutico interfere diretamente nas mudanças de hábitos e no desenvolvimento do paciente, contribuindo assim com o sucesso da sua perda de peso e na conquista de uma vida mais saudável. Fazendo com que o paciente possa superar às dificuldades em relação à mudança, tendo assim uma melhor adaptação neste novo modelo de vida saudável que ele deseja seguir.

A terapia pode ajudar o paciente a se manter firme no seu propósito e não desistir ao encontrar as dificuldades, tendo assim mais possibilidades de obter bons resultados contínuos.

A terapia cognitiva comportamental é uma grande aliada nesse novo projeto de emagrecimento, pois essa teoria utiliza de técnicas que além de ajudarem no sistema de mudanças de hábitos e pensamentos, ela também auxilia na promoção de resultados eficazes e duradouros. É ensinado ao paciente identificar quais são seus pensamentos automáticos e sabotadores, para que assim ele saiba agir da melhor forma em diversas situações. Às técnicas de mudanças de crenças e pensamentos aprendidos ao longo da sessões podem ser utilizados não apenas durante o processo de emagrecimento e sim também para toda vida do paciente.

Algumas vantagens da terapia cognitiva:

➡ Ensina técnicas que podem ser utilizadas ao longo da vida

➡ É focada no presente

➡ O paciente e o terapeuta trabalham de forma conjunta

➡ Mudanças nas crenças limitantes

➡ Terapia com duração inferior que as demais

Acredito que a maneira como às pessoas pensam afetam de forma direta no que elas sentem e fazem. Precisamos fazer com que nosso cérebro trabalhe de forma positiva e persistente, e a terapia cognitiva comportamental pode te ajudar com isso.


“Se nossos pensamentos forem simples e claros, estaremos melhor preparados para alcançar nossos objetivos”,  Aaron Beck.

Psicóloga Bruna Paes Cunha de Almeida
CRP: 5/46502