Um momento de responsabilidade social, precisamos passar por esse momento da melhor forma possível.

Estamos vivendo um momento de responsabilidade social e precisamos passar por esse momento da melhor forma possível.
Todos estão vulneráveis a despertar crises de ansiedade, pânico, depressão, tristeza e estresse, mas neste momento existem pessoas muito mais predispostas a isso que outras. Então temos que nos ajudar cada vez mais. Empatia é fundamental!
Não sabe o que fazer nessa quarentena? Segue algumas boas dicas para vocês:

1- RESPIRAÇÃO
Seus pensamentos estão te sabotando? Busque entender se os pensamentos são reais ou fruto da sua ansiedade. Desacelere.
Mantenha calma e respire. Se concentre na sua respiração.
Respire profundamente várias vezes ao longo do dia.
A respiração é uma excelente técnica para acalmar a mente e controlar a ansiedade.
Inspire profundamente o ar pelo nariz e expire lentamente pela boca.

2- REDE DE APOIO
Busque sua rede de apoio emocional. Amigos, família, psicólogo e entre em contato com eles. É muito importante usar à tecnologia para nos aproximar de quem amamos e nos faz bem.

3- INFORMAÇÕES
É imprescindível neste momento buscar informações a respeito de prevenção e a atual situação que a pandemia se encontra no momento, mas faça isso com moderação. O excesso de informações pode acabar aumentando o nível de estresse e ansiedade. Vamos evitar esses gatilhos indesejados.
Busque por boas informações e compartilhe-as.

4- TEMPO
Muitos reclamam de não ter tempo de arrumar os armários, cozinhar, ouvir música, brincar com os filhos, separar álbuns de fotos, ler e etc. Aproveite o seu tempo, agora você tem. Invista nele.

5- ROTINA
Se você deixar a sua mente desocupada vai dar espaço às preocupações.
Se você neste momento está em home office, crie um ambiente confortável para trabalhar. Faça um planejamento das suas atividades do dia.

6- ATIVIDADE FÍSICA
Libere sua endorfina. Muitos educadores físicos estão postando diversas aulas nas suas redes sociais. No YouTube você encontra vídeos de diversas modalidades. Aproveite!
Alongamento, dança, yôga, ginástica, seja qual for a atividade escolhida, o importante é sair da inércia e se movimentar.

7- PACIÊNCIA
Fique atendo às suas emoções e seja tolerante. Divida às tarefas domésticas. Organize atividades de lazer dentro de casa.
Aproveite este momento para curtir o seu lar.
Pratique meditação.

8- TERAPIA
Se você já faz terapia o recomendável é que continue. Caso ainda não faça e tenha possibilidade, inicie sua terapia.
Existem diversas redes solidárias de apoio.
Cuide da sua saúde mental. Ela é essencial para que você passe por este momento.

9-ALIMENTAÇÃO
Busque por uma alimentação saudável. Não é porque estamos em quarentena que temos que passar o dia comendo para suprir outras necessidades.
Tenha em casa comida saudável e evite comprar besteiras.
Beba bastante água.
Sabe aquelas receitinhas que você não fazia por não ter tempo? Aproveite o momento e faça!

10- RESILIÊNCIA
Essa nossa situação vai passar. E enquanto não passa, tenha atitudes positivas, busque descobrir a melhor forma de você passar por ela, adquira novas experiências e aprendizado com tudo que estamos vivendo.
Procure se reconectar com você e descubra que essa nova rotina pode ser favorável para o seu autodesenvolvimento.
Juntos vamos passar por essa pandemia.

Contem comigo!
Espero ter ajudado de alguma forma.

Psicóloga Bruna Paes Cunha de Almeida
CRP: 5/46502